Bolsonaro confirma intenção de ampliar a validade da CNH

Discussões a cerca do mundo automotivo, venha dar sua trol... Opinião.

Moderador: Moderadores

Responder
Avatar do usuário
Robô Troll
Trolls Premiuns
Mensagens: 22036
Registrado em: 25 Ago 2014, 14:48

11 Fev 2019, 17:24

Bolsonaro confirma intenção de ampliar a validade da CNH
Do Auto Esporte


Imagem
Carteira Nacional de Habilitação - CNH (Foto: Divulgação)


O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais durante o final de semana para confirmar a intenção de rever algumas regras que afetam diretamente o dia a dia dos motoristas brasileiros. Uma das medidas estudadas é a ampliação do prazo de renovação da CNH. Esse projeto havia sido antecipado por Jerry Dias, presidente do Denatran, em entrevista exclusiva à Autoesporte na semana passada.


No texto publicado na rede social (veja imagem abaixo), Bolsonaro afirma que o governo pretende anunciar em breve a "ampliação da validade da CNH, fim da obrigatoriedade de aulas com simuladores, medidas que afetam caminhoneiros serão extintas ou revistas, revisões na questão do emplacamento". Segundo o presidente, "o Contran emite cerca de 100 resoluções/ano atrapalhando a vida de quem transporta o Brasil".

saiba mais

Ele atribui essa e outras medidas a um pacote de "desburocratização e economia". É a mesma linha que Jerry Dias promete adotar no Denatran. "A diretriz de simplificação, de desburocratização, de diminuir o peso do estado sobre a sociedade é uma premissa básica. É lógico que com todo o cuidado para que a gente não comprometa o trânsito seguro", disse.


Na entrevista, Jerry Dias afirmou que o Denatran "não pode fugir da discussão porque ela é interessante, até para avaliar qual impacto essa redução para 5 anos teve em relação à segurança no trânsito. Não podemos descartar de pronto porque dependemos de um estudo mais apurado".


Ele também havia antecipado que poderão ser feitas alterações nas regras a respeito da placa no padrão Mercosul, o que pode gerar mais um adiamento da data em que essa medida entrará em vigor. Sobre o Contran, Dias disse que a composição do órgão será alterada para que as decisões sejam publicadas "com uma maturidade tal que evite constantes alterações".


Durante evento da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), na semana passada, Tarcísio Dias, Ministro da Infraestrutura, afirmou que as medidas que serão anunciadas em breve têm como objetivo "facilitar a vida do usuário, facilitar a vida do cidadão". Segundo o jornal Valor Econômico, ele citou, por exemplo, os estudos sobre o fim da exigência de aulas com simuladores para quem quer ser habilitado. "Vamos acabar com esse troço. Mas vão dizer que é importante... coisa nenhuma. Isso é para vender hardware e software, só para aumentar custo. É lobby, é máfia. Então, vamos acabar".


Sobre as análises a respeito das regras de emplacamento, Dias afirmou que o governo "não quer a máfia de estampadores nem que a placa represente custo adicional. A gente precisa fazer com que a placa seja um instrumento de segurança, de rastreamento que evite a clonagem". Sobre as alteraçoes na composição do Contran, ele pontuou que o órgão "emite cem resoluções por ano, sem análise de impacto, sem ouvir a população, sem fazer audiência pública. Vamos acabar com isso".


Tweet do presidente Jair Bolsonaro sobre novas regras de trânsito

Imagem
Novo Tweet de Jair Bolsonaro sobre a mudança no prazo de validade da CNH e outras medidas do Contran (Foto: Reprodução / Twitter)


 


Fonte: https://revistaautoesporte.globo.com/No ... a-cnh.html

Responder